quinta-feira, 2 de junho de 2011

"O Copo de Leite" em Goiânia

Por Denise Freitas
 
Espetáculo " O Copo de Leite" da Cia. de Teatro Sala 3, sob direção de Altair de Sousa será apresentado hoje e amanhã no Teatro Goiânia Ouro, às 21 horas. O grupo é formado por artistas profissionais e amadores da área teatral goianiense. A peça foi aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, com intuito de oferecer ao público uma historia na qual antigos tabus que estão presentes na sociedade moderna são trazidos à tona. 
 "O Copo de Leite" partiu inicialmente de um aprofundamento sobre a obra da escritora francesa Anïs Nin, que se tornou famosa pela publicação de diários pessoais, que medem um período de quarenta anos, relatando reflexões líricas e reminiscências eróticas. A partir da obra desta figura cultural do movimento feminista que nascia nos Estados Unidos da década de 50, é que surge o espetáculo "O copo de leite" com a proposta de construção de uma linguagem cênica que revele a discussão e a reflexão sobre um tabu universal: o incesto, que em alguns casos é considerado “pecado” (como o é para as maiores religiões do mundo), e por algumas justiças como crime, por isso  o espetáculo aparece como forma de reflexão e de conscientização.
O espetáculo procura estabelecer por meio da relação entre estas duas irmãs a concepção de que o temor e o desejo, o fato e a ficção, o real e o onírico andam juntas até o inacreditável desfecho da peça. Uma sugestão estética insere esta família dentro um espaço simbólico porem real, como se as personagens não conseguissem mais agüentar a pressão de estarem colocadas em um retrato tradicional da familia perfeita, e quisessem enfim expor as fragilidades, as vontades, os desejos e as inquietudes que perpassam as relações entre pessoas de mesmo sangue, expondo, enfim, símbolos do consciente e do inconsciente destas relações conflitantes.
A peça conta uma história onde no início do século XX, uma família esconde um segredo imoral. Lot, o pai, é assassinado por envenenamento e entre os principais suspeitos estão às próprias filhas; Lisa, a filha mais velha, amada e querida pelo pai e Bárbara a irmã surda e muda que se recusa a se comunicar. Por traz desse misterioso crime está um grande tabu, que mudará por completo o destino destas duas irmãs. O amor é capaz de justificar um assassinato?

Espetáculo Copo de Leite

Quando: Hoje e amanhã, às 21 horas
Onde: No Teatro Goiânia Ouro. Rua 3, esquina com Rua 9, Centro
Informações: (62) 3524-2542
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário